A cidade austríaca de Klagenfurt lançou neste mês o Projekt Ingeborg, que visa oferecer aos residentes uma biblioteca virtual através de adesivos com QR Code, espalhados em torno do município.

São 70 adesivos colados em locais públicos, como paradas de ônibus, contendo QR Code e a tecnologia NFC que permitem aos cidadãos baixar e-books (livros virtuais).

O projeto permite que clássicos literários estejam disponíveis facilmente para os cidadãos da cidade, que atualmente não possuem uma biblioteca pública. E o mais interessante, cada adesivo está colado em um local de acordo com o contexto do livro a ser baixado.

Os usuários podem baixar de ShakespeareSonho de Uma Noite de Verão, interagindo com um adesivo localizado perto da praia, enquanto um romance policial de Arthur SchnitzelO assassino, está disponível perto do posto da Polícia Federal.

Um mapa com a localização de todos os adesivos podem ser vistos no site Projekt IngeborgA equipe por trás do projeto espera inserir obras de jovens autores, bem como música de bandas no formato mp3 em agosto. O vídeo abaixo explica o conceito em mais detalhes:

Os responsáveis já mostraram interesse em levar a novidade para outras cidades do mundo. Uma excelente iniciativa que com certeza faria sucesso por aqui. O que acha?

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *